Pra quem está começando a estudar e aprender sobre a enogastronomia, como eu, é comum encontrar várias dicas de harmonição em vários sites e blogs especializados, mas, muitas vezes, para um determinado prato, é sugerido um "tinto leve", um "tinto médio", um tinto "encorpado", um branco "médio", e por aí vai.
Essas dicas trazem outro problema: mas como saber qual vinho é um tinto mleve, médio ou encorpado sem ter que provar todos? Encontrei algumas tabelas do nível básico ao intermediário de harmonização, que podem solucionar estes problemas. O nível avançado serão cenas de um próximo e longícuo capítulo. Até lá, vou degustando o longo caminho a percorrer... pois a enogastronomia é uma ciência que, quando transgredida, possivelmente me matará apenas de prazer!
Feijoada com vinho? Aí não dá! Só com cerveja!
ResponderExcluir.
Ótima tabela, cosultarei bastante!
Pois é, e tem também a caipirinha!
ExcluirMas vc acredita que os portugueses fizeram um vinho com o no me Feijoada, para harmonizar, segundo eles, com a feijoada brasileira?
Dá uma olhada:
http://oglobo.globo.com/blogs/enoteca/posts/2013/01/09/vinho-feijoada-esqueca-caipirinha-pelo-menos-por-uma-tarde-vai-481639.asp