domingo, 6 de janeiro de 2013

Introdução

A primeira vez que comprei um vinho foi durante uma viagem, em Siena, na primavera de 2009. Estávamos, eu e Dalila, num giro pela Itália, à partir de Roma, comemorando 5 anos de casados. O vinho era um Brunello de Montalcino. Não me lembro a safra e nem a vinícola, e nem sequer me interessava por isso. Só me lembro que comprei porque Dalila disse que era um vinho de fama mundial, e que me custou um bom punhado de euros. Achei por acaso numa lojinha, numa estreita ruela que leva à famosa Piazza del Campo, onde ocorre a tradicional Corrida de Palio.



A viagem continuou por Pisa, Florença, até chegar em Veneza. Após um passeio na Praça São Marcos, seguido de um passeio de Gôndola pelos canais venezianos ao som de um acordeon e de um cantor italiano, e tudo mais que Veneza oferece, voltamos ao Sofitel Hotel, hoje Hotel Papadopoli Venezia. Era fim de tarde, e a noite seria de Lua cheia.

 
O fato é que após um banho revigorante, descemos para o hall do hotel e sentamos exatamente aqui, nessas duas poltronas em baixo desse lustre. Trouxe comigo o famoso Brunello de Montalcino, pedi duas taças e "degustamos" apenas pelo prazer de estar ali.  Não me lembro de ter percebido nenhum outro aroma que não fosse o perfume de Dalila: Chloé.



Depois um simples passeio a pé pelas ruelas de Veneza, à beira dos canais, à luz da Lua...



Um vinho inesquecível. Ou terá sido o dia? Ou a noite? E por fim pergunto: eu acertei na harmonização?




2 comentários:

  1. Caro Matts, ficou esplêndido..a conjuntura, os tons, as imagens, o pano de fundo sensacional..e o assunto em pauta será repleto de ricos detalhes e conhecimento...Parabéns

    Léo

    ResponderExcluir