quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vinhos Americanos

Quando os primeiros nórdicos aportaram na América do Norte, chamaram-na Vinland, ou Terra das Vinhas. Verdade seja dita, as videiras encontradas não eram da espécie Vitis Vinifera, e, sim, variedades de outras espécies, consideradas “selvagens”. Mas talvez isso já fosse um prenúncio, de como esse país tornaria-se importante no cenário mundial dos vinhos.

O sistema americano de denominação, AVA (American Viticultural Area) é bem distinto da maioria dos sistemas, principalmente dos europeus. Menos restritivo quanto aos métodos de produção ou à variedade da uva, mas mantendo o foco no conceito de terroir, ele garante apenas que a maioria das uvas utilizadas na produção do vinho sejam da região indicada no rótulo.

Falando em região, a costa do Pacífico concentra a produção americana de vinho, principalmente na Califórnia, mas também nos estados de Washington e Oregon. Contudo, outras áreas vêm, pouco a pouco, também construindo suas próprias reputações, com uma produção que cresce rapidamente.

 Califórnia

Quando falamos em vinho americano, quase já deduzimos que seja da Califórnia. Isso porque cerca de 90% do vinho dos Estados Unidos são californianos. E o enoturismo é um dos grandes motivos de viagens para a Califórnia, assim como a Disneylândia e Hollywood.

É impossível falar dos vinhos da Califórnia sem citar uma extraordinária degustação às cegas realizada em Paris em 1976, quando vinhos californianos venceram os melhores vinhos de Bordeaux.

O que mais chama a atenção nos vinhos californianos, além da qualidade, é a diversidade. Cabernet Sauvignon, em vinhos varietais ou em corte bordalês, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Syrah... assim é a Califórnia. Mas, a “especialidade da casa” é, sem dúvida, a Zinfandel, em vinhos de diferentes estilos, dos tintos frutados e concentrados, aos mais leves, passando pelos rosés, chamados de Blush, ou White Zinfandel (mesmo sem serem brancos).

Duas denominações se destacam entre os vinhos da Califórnia: o pequeno Vale do Napa, gigante em notoriedade, sendo a primeira AVA oficialmente reconhecida, com complexos Cabernet Sauvignons, e o Vale do Sonoma, famoso pelos Chardonnays.

 Oregon

Sucesso recente no mundo dos vinhos, o estado do Oregon vem surpreendendo com vinhos produzidos, principalmente, à base de Pinot Noir e de Pinot Gris.

 Washington

Preste atenção nos vinhos do estado de Washington, como têm feito alguns grandes especialistas deste mercado, principalmente quando o assunto é Riesling. O estado está se tornando um ícone de vinhos premium.

Garota eu vou pra Califórnia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário