Esse é um dos nomes mais emblemáticos dos vinhos portugueses, e um dos mais importantes no cenário da produção mundial de vinho.
A denominação de origem Alentejo conta com sub-regiões, espalhadas na imensidão de planícies onduladas. As que mais personificam a identidade alentejana, com maior equilíbrio entre frescura e fruta, são:
Borba, com pouco Sol e muita chuva, oferece vihos frescos e elegantes, muito harmônicos.
Évora, de clima quente e seco, produz alguns dos mais prestigiados vinhos da região.
Redondo, delimitada pela Serra d’Ossa, é responsável por vinhos equilibrados muito típicos do Alentejo.
Reguengos, onde vinhas velhas oferecem prestigiados vinhos encorpados e poderosos, com boa capacidade de envelhecimento.
Para quem procura vinhos mais quentes e suaves, o Alentejo oferece:
Granja-Amareleja, de clima árido e solo pobre, com vinhos suaves de teor alcoólico elevado, principalmente da casta Moreto.
Moura, onde a amplitude térmica extrema é responsável por vinhos quentes e macios, principalmente produzidos com a Castelão.
Vidigueira, de clima temperado, traz a rara variedade Tinta Grossa e excelentes brancos.
E, quando o assunto é distinção, não há motivo para sair de Alentejo:
Portalegre, a sub-região mais original de todas, diferente pelas altas altitudes, proporciona vinhos poderosos, complexos, frescos e elegantes.
Mas, apesar dessas diferenças entre as sub-divisões do Alentejo, existe um fator comum aos vinhos dessa grande planície: o farto e sedutor caráter frutado, a complexidade, e o corpo muito bem estruturado. Esses são, certamente, vinhos de qualidade ímpar.
No Alentejo, assim como em todo Portugal, encontramos uvas nativas que produzem vinhos de caráter único. As castas nativas mais utilizadas na produção dos vinhos do Alentejo são as brancas Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Roupeiro, e as tintas Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Touriga Nacional e Trincadeira. Cabernet Sauvignon e Syrah, internacionais, também aparecem nesses vinhos.
O Alentejo é assim. Um lugar com vinhos incríveis. Um brinde a seu povo, extremamente acolhedor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário