quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Le Carillon de L'Angelus 2006




O Château Angelus se localiza na comuna de Saint Emilion, na região de Bordeaux, na margem direita do Gironde. Uma das mais famosas regiões produtoras de vinho do mundo.

O nome do Chêteau Angélus supostamente deriva de um vinhedo particular onde enólogos devotos podiam ouvir o sino do Angelus badalar de três igrejas da região: a da capela de Mazerat, a de Saint-Martin de Mazerat e a de Saint-Émilion. Para os católicos fervorosos, o Angelus faz parte do dia. Ele nada mais é do que três momentos de oração (6h, 12h e 18h) em memória da Anunciação de Maria pelo arcanjo Gabriel. Na antiguidade, o badalar dos sinos anunciando o Angelus era comum para alertar a população de que era hora para as preces em homenagem a Maria e até hoje esse costume é mantido por muitas igrejas. Não é à toa que os sinos estampam o rótulo dos vinhos.

A região de Saint-Émilion só foi classificada em 1955, 100 anos depois da famosa classificação de Bordeaux. Lá, não é a Cabertnet Sauvignon a grande estrela, mas a Merlot e a Cabernet Franc que dividem a atenção. O Angelus era classificado como Grand cru classe até 1996, quando passou a Premier grand cru classé (B), atingindo o ápice em 2012 quando o Château foi promovido a Premier grand cru classé (A) – Como curiosidade este foi o vinho bebibo pelo ator Daniel Craig no filme James Bond - Casino Royale.


Além do Château Angélus, a propriedade produz ainda um segundo vinho, Le Carillon de Angelus, classificado como Saint Emilion Grand Cru, elaborado de vinhas mais jovens.

1- Château Angelus (Premier Wine): 50% Merlot, 47% Cabernet Franc e 3% Cabernet Sauvignon. Amadurecimento de 22 meses em barris novos de carvalho. 

2- Carillon d'Angelus (Second Wine): 50% Merlot, 47% Cabernet Franc e 3% Cabernet Sauvignon. Amadurecimento de 22 meses em barris novos de carvalho. Vinhas mais jovens, originando vinhos menos potentes e menos concentrados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário