Nas décadas de 1970 e 80, produtores desenvolveram uma nova técnica na produção de Valpolicella. O nome “Ripasso” refere-se ao processo específico utilizado para a produção do Valpolicella Ripasso. O método Ripasso é uma técnica que é feita pelo “ripasso” repassagem da pele das uvas utilizadas na produção do vinho Amarone de Valpolicella ou Recioto, produzido a partir das uvas Corvina, Molinara, Rondinella e Corvinone.
Neste contexto inclui a produção do Valpolicella Ripasso, que recentemente ingressou na lista de vinhos DOC, oferecida por esta terra extraordinária para a viticultura. Desde março de 2010, podem se orgulhar de vinhos DOC Valpolicella Ripasso em diferentes tipos e especificações: Valpolicella Classico Superiore Ripasso, Ripasso Valpolicella, Valpolicella Ripasso, Valpolicella Ripasso Valpentana e Superior.
As uvas utilizadas são as mesmas que passaram pela vinificação do Amarone ou Recioto, onde o termo “ripasso” é para ser entendido no seu sentido literal: depois de ter sido utilizado para a produção de vinhos de Amarone ou Recioto, as uvas prensadas, ou seja, as peles são adicionadas a cuba do Valpolicella recém fermentado, durante um período de 10-15 dias, refermentando com as leveduras e açúcares residuais. Esta fermentação torna o vinho com mais cor, tanino, sabor e estrutura, ao final você tem um vinho de elevada qualidade, de grande corpo e de teor moderado de álcool.
Caracteriza-se em maior longevidade e estrutura se comparados ao Valpolicella, por um álcool superior, uma curvatura maior, a partir de mais extratos e substâncias fenólicas. De Cor rubi com granada, oferece um Aroma de frutas levemente etéreo e rosa com notas de baunilha, um gosto refinado, harmonioso, seco e aveludado.
Devido às suas características e boa acidez , pode acompanhar pratos de inverno, pratos principais, e de uma forma geral carnes vermelhas e queijos maduros.
Talvez erradamente considerado o “irmão mais novo” do “Amarone”, o Valpolicella Ripasso tem visto nos últimos anos, um aumento exponencial na popularidade entre os consumidores. Isso seria por causa de sua alta relação qualidade / preço e, em parte, a um fenômeno de “moda” que foi gerada em torno de um nome e do charme de um vinho que agrada aos jovens. No mercado internacional a demanda por “Valpolicella Ripasso” tem obtido sucesso e possibilitou um novo entusiasmo para o vinho de Verona.
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